domingo, 26 de dezembro de 2010

Construir marcas fortes para valorizar as empresas

A palavra "marca" tornou-se uma das mais usadas na linguagem empresarial. Vejamos vários temas que nos podem ajudar a compreender o significado de marca.
- Uma marca aumenta o valor de um produto ou serviço para além do seu objectivo funcional.
- Uma marca é uma ligação entre uma organização e os seus associados, é aquilo que transmite a ideia de continuidade e confiança.
- Uma marca é o resultado de um certo compportamento - tudo o que uma organização faz pode criar impacto na marca.
- Uma marca só existe na cabeça das pessoas - é um aglomerado de snetimentos e de percepções na mente do consumidor.
- Uma marca pode fornecer à organização os objectivos e a direcção que toma - é uma fonte de motivação e interesse para os associados da organização (accionistas, trabalhadores, fornecedores, parceiros e clientes).
Acredito que as marcas são fundamentais para criar valor dentro de uma organização. Assim, a estratégia de marca é, em larga medida, a estratégia de negócio.