Penso que vai existir um prémio para a PME Exportadora 2015, tal como deve ter existido um em 2014, 2013, etc. No entanto, nem todas as PME Exportadoras são premiadas, mas podem ser bem sucedidas. E nem sempre o sucesso é visível, ou premiado, mas é sucesso na mesma. As vendas a crescer, os lucros a subir, a quota de mercado a aumentar, o segmento de mercado global a reagir bem e, sobretudo, o senhor empresário a sentir-se vencedor, mesmo sem ninguém lhe ter atribuído um prémio.
A busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior, processo positivo e pró-activo em que uma empresa analisa como outra (bem sucedida) realiza uma função específica, a fim de melhorar (na sua empresa) o modo como realiza uma função semelhante. Eis o que se chama “benchmarking” e isto é necessário fazer, ou seja, comparar os desempenhos para melhorar o seu.
Neste início de 2015 verifique como foi o seu desempenho em 2014, irá fazê-lo sem dúvida, até talvez já o tenha começado e nos projectos que já planeou (porque estamos a passar para o próximo ano) utilize o “benchmarking".
Em termos globais, se pensa global, valorize, por exemplo, o que a China está a fazer em relação ao continente africano. Como se sabe, a China pensa no continente africano para os próximos anos, não só para investir e exportar, mas para fazer aquilo a que se pode chamar o trabalho completo: investe em várias áreas para criar o seu território, as suas ligações com o mercado; exporta o que vai descobrindo que pode vender em cada mercado africano em que entra; descobre as possibilidades de se fornecer daquilo que precisa, nomeadamente matérias-primas da área agrícola, dado ser um sector em que a China não é forte. Um dos países africanos em que a China estrará a pensar deste modo é Angola, um dos grandes PALOP, porque sabe que tem enormes recursos agrícolas, para além do petróleo.
Finalmente, dado que nesta altura o senhor empresário de PME Exportadora já fez os principais planos e tem certamente projectos em curso, deve preocupar-se com a sua agenda e nesta, faça o possível por ter uma agenda própria e não andar atrás das agendas dos outros, que seguramente o querem influenciar nalgum sentido que parecendo bom, pode não ser o melhor para o seu caso. Trata-se, por exemplo, de entidades financiadoras, nacionais, comunitárias e outras. Por vezes, também as entidades estatais ou associações empresariais organizam eventos para apresentar apoios que, sem dúvida, deve explorar o melhor possível para a sua empresa. Por isso, toda a informação que conseguir deve retê-la, analisá-la mas decida com a sua própria equipa sobre a sua agenda. Boas exportações em 2015!
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