Sabemos que muitas coisas (entre elas os negócios) têm um princípio, um meio e um fim, mas frequentemente esquecemos isto, ou porque gostamos mais do meio (é mais fácil de fazer o dia a dia) e não gostamos das obstáculos do princípio e ainda menos do fim, porque este deve ser ultrapassado, e consistir numa mudança de paradigma. Ora o que está a acontecer no Marketing é que já chegámos ao fim do Marketing Tradicional ou Convencional, tal como existia até há pouco tempo, e muitos ainda não quiseram compreender. A mudança não foi repentina, foi bastante gradual, mesmo assim, a mudança maior está ainda a acontecer, sendo importante que as PME portuguesas compreendam essa mudança, antes que sejam ultrapassadas pelas PME de outros países europeus, sobretudo pelos mais directos concorrentes em cada sector. Note-se que muitos académicos do Marketing consideram que não se trata de fim ou "morte" do Marketing Tradicional (que os mais radicais já afirmaram, penso que apressadamente) mas salientam que o Marketing é uma disciplina que pode evoluir. Assim, à medida que o tempo passa e que muda o contexto vão surgindo novas ferramentas. Esta visão é mais realista.
Por exemplo, há muitos anos que se pratica a gestão de relacionamento com o cliente (a sigla inglesa é CRM), sendo utilizada pelas empresas que têm um marketing moderno, mas existem ainda muitas (sobretudo PME) que quase desconhecem em que consiste o CRM (Content Management System). Muitos conceitos actuais do Marketing Digital também são pouco conhecidos pelas PME, ou porque os empresários não o incluíram na sua formação de gestão, ou porque a sua mentalidade não está ainda preparada para mudar. Provavelmente será preciso verem com os próprios olhos as vendas a diminuir ao longo de vários anos e as estatísticas começarem a revelar que as empresas que estão a vender mais são as que utilizam o
Inbound Marketing, o
SMarketing, o
CRM, os
Websites e a Optimização de Websites (para isto a sigla inglesa é
SEO), para além do uso de c
onteúdos para entrar em novos mercados de exportação.
É aqui que entra a chamada de atenção para a importância dos primeiros pioneiros do marketing internacional, nos anos cinquenta e sessenta do século XX, muitos dos quais ficaram conhecidos como "Dinossauros do Marketing". Esses, alguns já não estarão entre nós, certamente evoluiriam com o novo contexto global. As coisas mudam e vale a pena lembrar o que mudou, embora seja já bem sabido: computação; novas tecnologias da informação e comunicação; Internet; Redes Sociais, entre outras mudanças. Ora acontece que também está neste momento a assistir-se a grande pioneirismo na área do Marketing: são os Pioneiros do Marketing Digital. Conheça como pode
exportar e vender mais com o seu Website.
Ora acontece que a experiência recente vai demonstrando que o Marketing de Conteúdo é relativamente acessível, mas o SEO técnico é cada vez mais complexo, no que refere ao conhecimento. O SEO (search engine optimization) como optimização dos motores de busca centrou-se no conteúdo e menos nos aspectos técnicos.
O que nos espera em 2017 pode ser muito interessante, mesmo que seja difícil. Fala-se no renascimento do SEO técnico, dado que nos últimos quatro anos o SEO mudou bastante. Qualquer equipa de marketing consegue entrar no jogo do Marketing de Conteúdo, enquanto que o SEO técnico é cada vez mais complexo e exigente do ponto de vista do conhecimento. O ano de 2017 tem desafios importantes que são a má notícia de se considerar que a maioria dos negócios ainda não percebeu o SEO. A boa notícia é essa mesmo. Como o que está a falhar é a adaptação a um mundo tecnológico cada vez mais complexo, como sejam os algoritmos dos motores de busca, entre outras coisas. Mas não se trata de um simples algoritmo a gerar resultados. Existem aspectos como a semântica do chamado "código fonte" e muitos outros temas, citando-se autores que dizem: "O SEO deve ser invisível e não cosmético".
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