Há muitos anos que muitos portugueses viajam para a China em turismo. Mas, gradualmente, começaram também a exportar para aquele país, tão longínquo. O mesmo acontece para outros países asiáticos. A internacionalização das empresas está a tornar-se cada vez mais variada, em termos de opções. Já lá vão os tempos em que tudo começava na ida a uma feira internacional ou numa missão empresarial. Há muitos anos que existe uma mudança, como pode ver se clicar em Os novos modelos de internacionalização
Acresce que são já muitos a dizer que o futuro dos seus negócios está nas suas mãos se, naturalmente, tiver a mente aberta ao tomar decisões. Verá que o contexto mundial e tecnológico poderá conduzi-lo a grande distância em relação ao marketing que está a fazer agora. Não só uma parte do seu marketing tem de basear-se na Internet, incluindo as redes sociais, mas também tem de saber "como fazer" e principalmente decidir aceitar e experimentar os novos paradigmas. O inbound marketing é essencialmente uma estratégia que permite ter os seus clientes potenciais (prospects) a encontra-lo a si, em vez de ser o senhor empresário a encontra-los a eles. Associado a esta estratégia está o marketing de conteúdo, a venda social, o comportamento do consumidor, etc. para garantir que quando os compradores-alvo andam online a procurar palavras relacionadas com o seu negócio, é a sua marca que encontram. Importante é referir que a optimização dos motores de busca (sigla SEO em inglês) mudou bastante nos últimos anos e está a ser menos acessível e cada vez mais com carácter técnico. Esta questão deve ser vista com atenção pelas empresas, sobretudo pelas PMEs Exportadoras.
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