terça-feira, 25 de setembro de 2012
PME exportadoras - Atenção à Rentrée e aos Planos de Marketing para 2013
Estamos em Setembro e muitas empresas exportadoras, principalmente as de grande dimensão, já iniciaram há uns meses atrás o desenho dos seus planos de marketing para o próximo ano. Os gestores de PME conhecem a necessidade de elaborar planos de marketing com uma certa antecedência, principalmente tendo em consideração que, ao fim e ao cabo, o plano de marketing das PME exportadoras é um plano de marketing global. Quais as exigências para um plano de marketing global de sucesso? Em resumo: (1) Conhecimento de cada mercado externo e do seu contexto de marketing; (2) Conhecimento do produto, em termos formais, tecnológicos e dos seus principais benefícios; (3) Conhecimento da função marketing (e disciplina). No que respeita a esta última exigência, há que planear adequadamente o papel da Internet no marketing da PME exportadora e ponderar as suas vantagens em termos de custos, ou melhor, investimentos. Existe já um estudo que aponta para uma fraca visibilidade na Internet das 50 maiores empresas portuguesas. Como todos notamos, o marketing está a evoluir e, por isso, irei analisar proximamente o papel da Internet nos planos de marketing das PME exportadoras.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário