Senhor empresário de PME, estamos no auge da modificação de campanhas para se adaptarem à crise. O mesmo se passa com a modificação de estratégias. Tudo o que se apreendeu nos cursos de marketing está a ser posto em prática: revitalização das marcas, "re-branding", redefinição de mercados, enfim, planeamento estratégico de marcas. Através da boa publicidade a certas grandes marcas se percebe como estão a ser modificadas as estratégias para se ajustarem ao novo ambiente e à crise. Há já muito tempo que falei da multinacional McDonald's e concordei com todos os profissionais de marketing que escreveram em artigos e livros que a McDonald's esteve a pisar o risco no que se refere ao novo ambiente em relação ao "fast-food" e, por isso, estava a ser muito penalizada (criticada, afastada do conceito de boa comida, etc.). Era inevitável que uma empresa como a McDonald's iria fazer qualquer coisa muito importante na sua estratégia de produtos e também de comunicação. A ver pelo que se passa em Portugal pode perceber-se o que se passará no mundo em relação a esta marca. Vejamos: alterou a cor (de vermelho carne passou a verde verdura saudável); da linguagem simples de vender o hamburger "fast-food" passou a vender "comida saudável" (carnes boas de pastagens, verduras misturadas, etc.); acrescentou serviços modernos no atendimento; os preços adequaram-se à crise. E os resultados surgiram: a McDonald's mantém-se apropriada e os clientes continuam a escolher as suas ofertas. Ora este tipo de revitalização da marca é o que todas as empresas PME deviam fazer, a pensar em manter os seus clientes e arranjar novos mercados externos. Resta acrescentar que a McDonald´s Portugal foi distinguida com o Prémio Excelência no Trabalho em 2015, onde obteve o 2º lugar.
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