Exemplos de definições de estratégia: (1) É um grande plano de acção organizacional que visa atingir um grande objectivo organizacional (James M. Higgins e Julian W. Vincze); (2) É um plano ou algo equivalente - uma direcção, um guia de acção para o futuro, um caminho para chegar de uma situação a outra melhor, etc. É também um padrão, isto é, a consistência de um comportamento ao longo do tempo (Henry Mitzberg); (3) É a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de actividades - a essência do posicionamento estratégico é escolher actividades diferentes dos nossos rivais (Michael E. Porter); (4) É um conjuntp integrado e coordenado de compromissos e acções designados para explorar competências fundamentais e adquirir vantagens competitivas (Michael A. Hitt, R. Duane Ireland, S. Michael Camp e Donald L. Sexton); (5) Todas as organizações operam com base numa teoria do negócio. A estratégia converte esta teoria do negócio em desempenho. O objectivo é permitir à organização alcançar os rersultados desejados num ambiente imprevisível, umaz vez que a estratégia permite a uma organização ser propositadamente oportunista (Peter Druckner).
As marcas agrupadas na imagem são globais, praticamente nascidas nos EUA, com uma ou outra excepção. Vou acrescentar algumas marcas portuguesas, que se têm também desenvolvido além fronteiras.
As marcas agrupadas na imagem são globais, praticamente nascidas nos EUA, com uma ou outra excepção. Vou acrescentar algumas marcas portuguesas, que se têm também desenvolvido além fronteiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário