Estamos a aproximarmo-nos da época Primavera-Verão, e tudo já deveria estar planeado. No entanto, por vezes ainda é possível acrescentar valor à nossa Marca. Para as PME Exportadoras isto é importante, porque reflecte-se na sua actividade de várias maneiras. Trata-se de uma época de oportunidades para muitas PME. Em qualquer dos casos, se no seu caso a actividade é maior no Inverno, o senhor empresário não pode esquecer-se que, em períodos menos intensos, poderá ocupar-se a pesquisar o comportamento da sua Marca, e no caso de a actividade ser superior nesta estação, também deverá ocupar-se da sua Marca, neste caso de uma forma activa para aproveitar todas as oportunidades. Em ambos os casos, porque não verificar se a Internet poderá ajudá-lo mais a vender a sua Marca? E a sua Marca já está na Web? E se já está na Web, o que é bem provável, considera que há algo a melhorar?
No site da consultora Nível Horizontal vai encontrar interessantes "posts" sobre temas importantes, nomeadamente, "Sete dicas para melhorar o seu Website", ou "O marketing na era Google - Muito mais do que Webmarketing?", ou também "Tácticas para exportar - Quando as feiras não são opção", ou ainda "Cinco formas de vender mais com as redes sociais".
Aproveito para explorar um pouco a questão "Porque precisamos de ter Marcas para exportar?" Repare que as marcas são os principais agentes da globalização. Há quem pense que as Marcas, as verdadeiras, são como as pessoas: têm personalidade, são únicas, amadas, odiadas e disputadas. Aprender a construir Marcas é o desafio de quase todas as PME Exportadoras e mesmo de todos os negócios. O que torna as marcas importantes? Em primeiro lugar, as Marcas devem cumprir a promessa que fazem aos consumidores e que levam estes às decisões de compra. Em segundo lugar, as Marcas, se querem liderar no seu segmento, devem oferecer aos consumidores os produtos e serviços que sejam superiores aos outros, para reduzir o risco de o consumidor não ficar satisfeito. Em terceiro lugar, as Marcas devem captar o que é especial na sua oferta, transmitir isso ao consumidor e deixar que este experimente. Em quarto lugar, a empresa deve alinhar o compromisso interno e externo com a Marca, ou seja, a cultura da empresa (e a estrutura, o serviço à Marca, a formação dos recursos humanos, etc.) deve estar adequada ao que a Marca oferece ao consumidor. Em quinto lugar, a Marca deve ter a capacidade der se manter relevante (só assim poderá fidelizar o cliente). Para finalizar, acrescento que a PME deve saber "Como construir a sua Marca (se possível forte)".
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