Afirmei várias vezes neste blog que para exportar com sucesso é necessário ter uma boa marca. Acrescentei que é também essencial que a PME exportadora tenha a sua marca na Web. Dependendo do tipo de produto, começa a ser muito importante que o senhor empresário de PME pense em utilizar as vendas online, caso ainda não se tenha decidido nesse sentido.
Mas o sucesso das vendas online passa por muito mais do que fazer publicidade do seu site, mais do que promoções, ou descontos e não pense que resultam os inúmeros mails para enormes listas de clientes potenciais, que a maior parte das vezes são eliminados, como indiquei em posts anteriores. Há que criar um ambiente propício aos seus contactos na Web para transformar um cliente potencial em cliente efectivo e, principalmente, atingir um nível mínimo de fidelidade, coisa cada vez mais difícil. Por isso aconselho a consulta aos interessantes artigos e fórmulas inovadoras que encontrei no site da consultora Nível Horizontal, que poderão transformar efectivamente os seus negócios e preparar o seu marketing para o século XXI. A publicidade genérica (imagem em cima) é um incentivo para que as empresas vinícolas portuguesas desenvolvam as suas marcas.
Também no sector do calçado (imagem à esquerda), Portugal tem-se distinguido por desenvolver marcas na exportação. Por isso a utilização da Web, do Inbound Marketing, e do Marketing Digital, incluindo substituir idas a Feiras Internacionais normalmente dispendiosas, por uma presença Online, é absolutamente necessário à PME Exportadora. Para esse efeito, pode o senhor empresário consultar o seguinte link da consultora Nível Horizontal: Conselhos para Internacionalizar a sua Empresa.
Interessante é também saber como melhorar o Marketing das Feiras Internacionais. Veja o link da mesma consultora: O Marketing Digital nas Feiras.
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