(1) Primeiro é necessário admitir que a melhor solução de sobrevivência da empresa a médio e longo prazo é exportar ou internacionalizar, de algum modo eficaz.
(2) Não pensar prioritariamente nos mercados próximos (Europa), tentação habitual, mas sim diversificar, saindo dos mercados tradicionais e enveredando pelos emergentes e outros novos mercados. Para cada sector de produção existem mercados não tradicionais que estão a crescer e, atenção, não é só a China e o Brasil que têm oportunidades; aliás, o Brasil já ultrapassou os melhores anos, e presentemente atravessa problemas diversos.
(3) Conheça e utilize o Marketing Digital, através de Duas Ferramentas Grátis para Exportar
(4) Use a informação com critério. Saiba que o excesso de informação pode prejudicar. Eis alguns mercados que nos últimos anos haviam revelado crescimentos do consumo privado, segundo uma análise efectuada no princípio desta década (ainda não se previa o Brexit na UE). Na Europa Central e Oriental esses países eram: Polónia; Eslováquia; República Checa. Nos Países Emergentes: China; Índia; a grande distância vinham a Rússia e o Brasil. Nos antigos "tigres asiáticos": Taiwan e, a grande distância, Coreia do Sul e Hong Kong. Nos Países do Golfo e Médio Oriente: Egipto; Koweit; Qatar; Oman; Arábia Saudita. Nos Países do Magreb: Líbia; Argélia; Marrocos. Nos Países do Mercosul: Brasil (já mencionado como emergente); Chile; a certa distância vinham Uruguai e Argentina. Nos Países do Nafta: México; Canadá ; EUA, em que nos primeiros anos considerados na análise, o consumo privado não cresceu ou cresceu pouco (foi a seguir à crise de 2008) mas depois voltou a crescer. Claramente que, neste momento, para alguns países regressou a crise, desta vez com aspectos diferentes, que a seguir se indicam, como sejam, para além da crise em certos países da zona euro (em que as dívidas soberanas eram e são maiores), também alguns países emergentes que estavam em expansão entraram em situação de fraco consumo privado, ou mesmo negativo, como o Brasil e a Rússia (negativo em 2015 em ambos os países), embora no caso da China isto não se tenha verificado, pois quer o crescimento do PIB, quer o consumo privado estavam em crescimento na ordem dos 7% em 2015 (informação de finais de 2015) e previa-se apenas um abrandamento para 6% em 2016 e 2017. Mas esta previsão foi antes da onda de choque na bolsa de Xangai (segunda-feira negra em 24 de Agosto de 2015).
(5) Se está a pensar em exportar (para compensar a crise interna portuguesa), faça em primeiro lugar uma experiência na Internet, construindo um bom Website e utilizando o Inboud Marketing, o CRM (gestão de relacionamento com clientes), o Social CRM, o SMarketing (dar prioridade à integração do Marketing e Vendas), usar o SEO (sigla inglesa que significa Optimização de Sites), e considerar gradualmente a introdução de publicidade do seu negócio nas redes sociais. O Facebook é considerada a rede com mais reputação e popularidade (91,3%). A grande distância seguem-se o Hi5 (3,9%) e o Twitter (2%). Para o ajudar nestas áreas poderá consultar a Nível Horizontal.
(6) Os temas mais interessantes para consultar, logo que possível, são os seguintes: O Marketing na Era Google - Muito Mais que WebMarketing? ; Cinco Coisas a Ter em Conta Antes de Investir em Inbound Marketing ; Como Exportar e Vender Mais com o Website ; Como Gerar Negócios Online: Como Abordar o Conteúdo para Entrar em Novos Mercados de Exportação.
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