quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Distribuição – Parte 2

No artigo anterior descrevi como uma PME de mobiliário arranjou um bom distribuidor no mercado italiano, no final dos anos 70 do século passado. Hoje vou abordar como, no mesmo sector, a distribuição se alterou profundamente passados 30 anos. Naturalmente que as alterações não se verificaram só neste sector mas em geral, com impacto na indústria, que foi obrigada a trabalhar na óptica do consumidor, não apenas no que refere à criação do produto, mas também no que toca à distribuição.

Para demonstrar as referidas alterações, vou pegar como exemplo, no sector do mobiliário, o Grupo IKEA. Trata-se de um grupo privado de empresas, propriedade duma fundação com sede nos Países Baixos. Trabalha activamente para desenvolver a compra, a distribuição e a venda dos produtos IKEA, sendo o maior grupo de concessões com mais de 100 lojas IKEA. Os serviços de direcção do grupo são dirigidos no IKEA Services AB na Suécia e no IKEA Services BV nos Países Baixos.

Mas até chegar ao que hoje é, a evolução foi gradual. Tudo começou na década de 40 do século passado, quando Ingvar kamprad, nascido na Suécia, iniciou o desenvolvimento do IKEA numa loja de móveis. Entre 1940 e 1950 assiste-se à exploração do design de móveis, à auto-montagem, à publicidade, ao uso do catálogo e de uma exposição para chegar à maioria das pessoas. De 1960 a 1970 o conceito IKEA começou a tomar forma e são desenvolvidos produtos verdadeiros campeões de vendas, como a poltrona Poäng e a estante Billy. A partir de 1980 o IKEA expande-se para novos mercados, entre eles os EUA, a Itália, a França, o Reino Unido, etc. O IKEA começa, então, a adoptar a forma que actualmente conhecemos. Nos anos 90 o IKEA cresce ainda mais . É introduzido o conceito “O IKEA e as Crianças” e o foco vai para soluções de mobiliário e decoração que vão ao encontro das necessidades das famílias. Forma-se o Grupo IKEA. Nos anos 2000 o IKEA expande-se ainda para mais mercados, como o Japão e a Rússia. Neste período também se assiste ao sucesso de várias parcerias relacionadas com projectos sociais e ambientais. Acresce que, actualmente já está a ser utilizada a plataforma electrónica em dez mercados: Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Suécia, Suíça, EUA e Reino Unido (dados sobre o IKEA obtidos no site da empresa).

Concluindo, entre a PME do início e a enorme empresa que hoje é, o Grupo IKEA cresceu constantemente. Para isso foi necessário um conjunto de factores: criatividade (principalmente no conceito, na sua concretização e na distribuição), na inovação, na consolidação das posições nos mercados, no marketing em geral e no investimento.

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