quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Porque não tornar-se um franchisado?

Você é um indivíduo (do sexo masculino ou feminino) que, por qualquer razão, tem um certo capital. Pode ter sido uma herança ou a liquidação de um negócio anterior, ou mesmo o resultado de longas poupanças. Poderia investir simplesmente o dinheiro e recolher os resultados, mas você está mais interessado em começar um negócio, por exemplo, um restaurante. Encara a ideia de ter o seu próprio negócio bastante atractiva, ou pode achar a ideia de possuir um negócio intrinsecamente apelativa por razões psicológicas, ou até pode achar que as outras oportunidades na sociedade lhe estão vedadas ou difíceis, ou também pode considerar que para si é melhor a independência em relação a um empregador e está disposto a arriscar por isso. Está confiante que poderá receber mais retorno a longo prazo tendo o seu negócio do que investindo de outra forma.

O que é que o afasta da ideia de começar um restaurante a partir do zero? A taxa de insucesso de novos negócios são elevadas. O tempo e os recursos na construção de uma clientela a partir do nada. Literalmente são milhares de decisões que terá que tomar, pequenas e grandes decisões: Onde deverá localizar o restaurante? Que espécie de cozinha deverá servir? Será fast-food ou tradicional? Como deverá ser a comida preparada, de modo económico? Que dimensão deverá ter o restaurante? Tantas decisões legais, financeiras, de marketing, de gestão e operacionais a ser tomadas que qualquer empresário ficará assoberbado. Estabelecer um negócio levará meses, talvez anos. Depois de tudo, poderá até falhar, perdendo o capital.

Contemplar estas perspectivas poderá extinguir a sua ambição empresarial e levá-lo para o mercado de trabalho. No entanto, se continuar interessado em ter o seu negócio, pouco falta para ser atraído por um negócio de Franchising. De facto, venderá um pedaço da sua independência ao franchisador. Na volta comprará os serviços de uma empresa, a formação e a resolução de problemas. O pessoal do franchisador estará lá para o assistir. Para o treinar, para trabalhar consigo, para partilhar a fórmula do franchisador, o seu formato de negócio. O formato será uma solução pré-preparada para todos os seus problemas de começo de negócio. Através do pagamento de um “fee” (habitualmente em várias partes, fixas ou variáveis), poderá comprar uma licença para explorar o formato de negócio numa área de mercado.

O pacote de começo de negócio é constituído normalmente pelo seguinte:
- Estudo de mercado e selecção da localização.
- Design das instalações (serviços de arquitectura e construção).
- Serviços de aconselhamento nas negociações.
- Aconselhamento financeiro.
- Manuais operacionais.
- Programas de treino de gestão.
- Treino dos empregados do franchisado.

Não apenas o Franchising é um sistema para lançar um negócio, mas também para conduzir o negócio por diante. Os benefícios de continuidade são os seguintes:
- Supervisão das suas operações, incluindo inspecção de qualidade.
- Relatórios de gestão.
- Material de promoção e “merchandising”.
- Treino contínuo dos gestores e empregados.
- Publicidade no local.
- Planeamento.
- Dados para orientação e guia do mercado.
- Auditoria.
- Planos de seguro.
(Fonte: “Marketing Channels”, Pearson Prentice Hall, Última edição 2006).

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