segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Perceber os mercados incertos

Mercados complexos, concorrência intensa, expectativas de clientes exigentes procuram mais marketing inteligente. Para ver a forma emergente dos mercados, como eles podem ser moldados, para visar as melhores oportunidades antes dos outros, para bater os concorrentes de forma mais inteligente do que o mero desconto no preço, para inovar radicalmente, para construir marcas diferentes, para se envolver com os clientes de uma maneira que eles nunca julgaram possível e, com tudo isto, para ter lucro, é necessário uma abordagem nova e diferente.

Concorrer em mercados de mudança rápida, nos quais as fronteiras caíram e as regras foram quebradas, pode ser uma experiência desnorteante. Por exemplo, no mundo actual das comunicações, para algumas empresas o mercado está nas telecom, para outras no mercado mais amplo das comunicações e ainda para outras no mundo das tecnologias da informação ou de redes. A cada perspectiva corresponderá os seus concorrentes, o seu conjunto de soluções, os seus clientes e o seu potencial para o sucesso. Isto faz diferença?

As empresas de telecomunicações com foco restrito podem começar a imaginar para onde foram os seus clientes. A empresa de comunicações pode lutar para ser relevante para aqueles com uma necessidade específica. Os profissionais no espaço das tecnologias de informação podem cotar o seu preço entre os seus pares no seu grupo, o que seria considerado caro em relação ao mercado total. Porém, se o cliente-alvo está no ambiente das tecnologias de informação, então isso poderia quadruplicar as suas margens. Resultado, isto faz mesmo a diferença (Fonte: “Marketing Genius”, Peter Fisk, 2006).

Perceber a complexidade, exige inteligência. Problemas complexos, exigem soluções também complexas. Há muita relatividade e incerteza no mundo de hoje. Não só a maneira antiga não funciona, mas também a complexidade proporciona muitas oportunidades quando se está no ambiente certo. Não se pode pensar “na minha época, as coisas eram mais simples”, pois com isto está a perder-se o foco: não se podem aplicar modelos simplistas e convencionais para desafios complexos. Os profissionais de marketing precisam de uma lógica mais profunda e maior criatividade para ser bem sucedidos no meio da complexidade de hoje.

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