quinta-feira, 10 de março de 2011

Segunda medida de valor de marca

Chama-se "Equitrend" e é uma medida de valor de marca desenvolvida pela empresa de pesquisa Harris Interactive e usada predominantemente na América do Norte. Tem três medidas-chave: qualidade; saliência; valorização.

A qualidade é medida numa escala de dez valores: 10 para excepcional; 5 para aceitável; zero para qualidade pobre e inaceitável. A saliência mede a percentagem de inquiridos que têm uma opinião a respeito da marca. E a valorização é a medida da reputação total associada a qualquer marca. Ela é calculada pela multiplicação da qualidade com a saliência.

As marcas de topo da "Equitrend" não são as que geralmente associamos aos principais exemplos de marcas fortes. A predominância no topo de marcas funcionais, como ferramentas, microfones ou alumínio, por exemplo, é provavelmente explicada pelo facto de essas marcas cumprirem claramente as expectativas. A "Equitrend" permite comparar marcas de uma maneira interessante, mas tem várias limitações: falta-lhe o diagnóstico em profundidade do BAV (ver artigo anterior); não tem qualquer medida de fidelização à marca, que é um importante instigador da força da marca; não consegue captar as alterações dinâmicas no posicionamento de uma marca, tal como é feito no BAV.

Sem comentários: