sábado, 29 de setembro de 2012

Maior crescimento das exportações - Como?

Fala-se muito em crescimento económico mas acrescenta-se pouco. Porquê? Porque as verdadeiras soluções para esse crescimento são certamente difíceis e morosas (necessitam de financiamento e Portugal ainda não tem acesso aos mercados). As exportações podem ser (e foram durante muitos anos para Portugal e outros países) o motor do crescimento económico. Para bem do nosso país era bom que assim continuassem. Mas a realidade mostrou que, nos últimos tempos, foi à custa do ouro que as exportações cresceram mais do que habitualmente. A realidade também mostra que, quando se quer aumentar as vendas (exportações) há que pensar no vector de crescimento. Em termos de empresas é assim que se faz (novos mercados, novos produtos, diversificação do negócio, etc. etc.) e demora algum tempo.

Em relação a um país, tem que se pensar em termos macroeconómicos, obviamente, e as soluções são baseadas em estudos profundos de longo prazo e normalmente conduzem a reestruturações das economias para estas se encaminharem, entre outros objectivos, para a produção de novos produtos (ou produtos existentes mas mais sofisticados - temos em Portugal o exemplo do calçado) o que pode envolver novas indústrias. As novas indústrias em Portugal foram conduzidas durante décadas (salvo algumas excepções) por investimento directo estrangeiro. Acontece que o investimento estrangeiro é feito por empresas internacionais que, naturalmente, têm como objectivo a expansão dos seus negócios em termos de rentabilidade do capital (deslocalizações como é sabido). Eventualmente, os governos dos países conseguem atrair com sucesso os investimentos estruturantes, mas nem sempre estes são pensados para revitalizar as economias, ou seja, são apenas "mais do mesmo", como sói dizer-se.

Ora acontece que, em Portugal, já foi feito um estudo pela SAER que tem como novidade ter analisado o nosso país através do olhar português do Prof. Dr. Ernâni Rodrigues Lopes (meu antigo colega de Económicas). Esse estudo (que não conheço em detalhe e a sua menção é da minha inteira responsabilidade) aponta essencialmente, pelo que então li na comunicação social, para o aproveitamento dos nossos recursos (com destaque para os do mar) e da nossa posição geográfica e não só (costa do Atlântico, acesso privilegiado a outros continentes, etc.). Posso estar enganada, mas ainda não senti que essa visão tenha sido aproveitada pelo sector privado. Talvez por essa via (sector mar), entre outras possíveis, se pudessem objectivar, a longo prazo, a revitalização e o relançamento da economia portuguesa e o seu crescimento sustentado, conduzindo a novas indústrias exportadoras com vantagens comparativas que, gradualmente, poderiam conquistar mercados externos. É claro que o sector privado teria que ser incentivado pelas entidades competentes do país, uma vez que se trataria de actividades completamente novas e com necessidades de financiamento. Difícil? Sim! Impossível? Não me parece. Finalmente, e no que refere ao tema principal deste "post", não posso deixar de salientar, na actuação de curto prazo, um aspecto que já é um lugar comum: as PME exportadoras têm que ser apoiadas, pois constituem uma grande parte do tecido exportador português. É com elas que, neste momento, Portugal deveria contar.

Sem comentários: