terça-feira, 10 de novembro de 2015

Marketing Global - Pioneiros, Dinossauros e Novos Pioneiros

A mudança começa aqui
Sabemos que muitas coisas na vida (entre elas os negócios) têm um princípio, um meio e um fim, mas frequentemente esquecemos isto, porque não gostamos de pensar nas dificuldades que podem anunciar o princípio do fim. Ora o que está a acontecer no Marketing é que já chegámos ao fim do Marketing Tradicional ou Convencional, tal como existia até há poucos anos, e muitos ainda não quiseram compreender. A mudança não foi repentina, foi bastante gradual, mesmo assim, a mudança maior está ainda a acontecer, sendo importante que as PME portuguesas compreendam essa mudança, antes que sejam ultrapassadas pelas PME de outros países europeus, sobretudo pelos mais directos concorrentes em cada sector. Note-se que muitos académicos do Marketing consideram que não se trata de fim ou "morte" do Marketing Tradicional (mas os mais radicais já o afirmaram, penso que apressadamente) e salientam que o Marketing é uma disciplina que pode e deve evoluir. Assim, à medida que o tempo passa e que muda o contexto, vão surgindo novas ferramentas. Considero esta visão mais realista.
 
Analisar e calcular bem antes de se tornar
 um Pioneiro
Por exemplo, há muitos anos que se pratica a gestão de relacionamento com o cliente (a sigla inglesa é CRM), sendo utilizada pelas empresas que têm um marketing moderno, mas existem ainda muitas (sobretudo PME) que quase desconhecem em que consiste o CRM. Muitos conceitos actuais do Marketing Digital também são pouco conhecidos pelas PME, ou porque os empresários não o incluíram na sua formação de gestão, ou porque a sua mentalidade não está ainda preparada para mudar. Provavelmente será preciso verem com os próprios olhos as vendas a diminuir ao longo de vários anos e as estatísticas começarem a revelar que as empresas que estão a vender mais são as que utilizam o Inbound Marketing, o SMarketing, o CRM, os Websites e a Optimização de Websites (para isto a sigla inglesa é SEO), para além do uso de Conteúdos para entrar em novos mercados de exportação.

É aqui que entra a minha chamada de atenção para a importância dos primeiros pioneiros do marketing internacional, nos anos cinquenta e sessenta do século XX, muitos dos quais ficaram conhecidos como "Dinossauros do Marketing". Alguns já não estarão entre nós, mas muitos deles certamente evoluiram com o novo contexto global. As coisas mudam e vale a pena lembrar o que mudou, embora seja já bem conhecido: computação; novas tecnologias da informação e comunicação; Internet; Redes Sociais, entre outras mudanças. Ora acontece que também está neste momento a assistir-se a grande pioneirismo na área do Marketing: são os Pioneiros do Marketing Digital. Conheça como pode Exportar e vender mais com o seu Website. É que não basta ter um Website, como muitas PME começam por fazer, depois é preciso trabalhar o Marketing Digital. 

Conheça também um interessante estudo realizado o ano passado pela DATAE e destaco ainda uma empresa internacional que tem um nome sugestivo "Over Trends - Devorando os dinossauros do Marketing"

Sem comentários: