sexta-feira, 8 de abril de 2016

Como Seleccionar Mercados Externos

Senhor empresário de PME, já apresentei neste blog o livro que publiquei em 2010 "Como Seleccionar Mercados Externos - Óptica da Diversificação de Mercados". Venho de novo falar nesse livro, dado que o tema continua muito actual e porque vejo existir a tendência para as empresas (PME ou não) insistirem durante muito tempo nos mesmos mercados o que, embora revele bom senso e sentido das realidades, também me parece que seria útil acrescentar um espírito mais empreendedor. "Empreender" é uma palavra que está na "moda", mas não é este o apelo que eu faço. O que eu pretendo dizer é que tem toda a lógica que a diversificação de mercados externos feita a partir das PME, de que se fala há muitos anos, e que nunca foi bem praticada entre nós (salvo situações pontuais relacionadas com a diplomacia económica dos governos), a diversificação, dizia eu, existiu sempre nas empresas norte-americanas, que foram das primeiros a chegar, por exemplo, ao mercado chinês (com marcas importantes). Ora, a diversificação não pode basear-se somente em olhar para os "mercados emergentes" que ainda estão a salvo de crises (note-se que alguns dos "emergentes" também estão já com problemas).

A diversificação de mercados externos tem que fazer parte dos objectivos da empresa, tal como faz parte dos objectivos de uma empresa com actividade no mercado interno ter de aumentar o número de clientes. Acontece que uma empresa que exporta tem que aumentar o número de clientes no exterior e, portanto, isso passa também por aumentar (diversificar) o número de mercados de destino, promovendo a análise das possibilidades que neles existem.

Os temas do livro atrás mencionado começam por umas breves noções sobre segmentação de mercados, incluindo aspectos mais actuais dessa segmentação; entra de seguida numa análise dos critérios de selecção de mercados e a identificação desses critérios; os temas abrangem exemplos para um produto e 35 mercados em várias regiões do mundo, mas a metodologia (também apresentada) pode aplicar-se a muitos outros produtos.

O livro, então distribuído pela Dinalivro-Distribuidora Nacional de Livros, ficou à venda nas seguintes livrarias: em Lisboa, na Book House (Saldanha Residence) e na Bulhosa (Amoreiras e Campo de Ourique); e no Porto, na Livraria Book House (Centros Comerciais Arrábida e Boavista) e na Bulhosa (Centro Comercial Bom Sucesso).

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