segunda-feira, 4 de setembro de 2017

PME - A internacionalização é mais fácil do que imagina

Este "post" destina-se essencialmente às PME não exportadoras que enfrentam um mercado interno muito fraco. As exportações têm ajudado a economia, pelo que os mercados externos podem dar hipóteses a certas PME mais modernas e conhecedoras das novas tecnologias, porque geram novos clientes e dão perspectivas aos empresários, que não estão satisfeitos com a situação actual dos seus negócios. Acontece que muitas PME não exportadoras já pensaram várias vezes nesta solução, mas para isso é preciso tempo para delinear um plano, o que frequentemente não têm (nem tempo nem um bom plano) com tantos problemas financeiros urgentes e de curto prazo para resolver. Sugestões para continuar:

(1) É necessário, em primeiro lugar, admitir que a melhor solução de sobrevivência da empresa a médio e longo prazo é a internacionalização;

(2) Em segundo lugar, é preciso admitir que no momento actual na sua internacionalização tem que usar as novas tecnologias no marketing.

Assim sendo, neste post vou partilhar um importante artigo sobre a importância do blog no processo de internacionalização. 

Uma das mais importantes recomendações às PME é a de criar conteúdo de blog para atrair compradores internacionais. Outra recomendação é fazer a promoção dos posts à medida que os for colocando no blog. Não se pode esquecer da optimização do blog para os motores de busca, da partilha de conteúdos nas redes sociais, de levar convidados a fazer posts em blogs, etc. Muitas sugestões, a que modernamente se dá o nome de dicas, encontra no excelente artigo atrás mencionado.

Sem comentários: