quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Vinho do Porto - Exportar mais em 2018

Vinho do Porto, um dos vinhos portugueses mais conhecido em todo o mundo. Ficou com este nome, a partir do século  XVII, por ser exportado a partir do Porto para todo o mundo. É produzido com as uvas da região demarcada do Douro e armazenado nas caves de Vila Nova de Gaia.

É um produto com grande tradição e uma distribuição já muito consolidada, no entanto, há ainda lugar para inovação na forma  de aumentar o número de clientes. Isto porque a distribuição no século XXI atravessa grandes alterações, a que todos os produtos se têm que adaptar, sem prejuízo de manterem os clientes habituais.

As exportações de Vinho do Porto engarrafado em 2016 (último ano completo disponível) foram de 661 milhões de euros, um pouco inferior a 2015, em que foram de 679 milhões de euros. Do mesmo modo, em 2017 (Jan/Nov) o valor exportado foi de 600 milhões de euros, enquanto no ano de 2016 (Jan/Nov) fora de 606 milhões de euros. Independentemente das razões (ainda é cedo para fazer essa análise), pode concluir-se que vale a pena desenvolver formas modernas de exportar.

Nesse sentido, vou apresentar os artigos em link: "4 Ferramentas para uma Estratégia de Prospecção 4.0" e ainda "5 E-mails de Prospecção para Produtos/Serviços Complexos". Penso que podem ser úteis para desenvolver as vendas no futuro.

Sem comentários: