quinta-feira, 11 de novembro de 2010

As marcas fornecem um objectivo à inovação

A inovação tem sido promovida como o factor central do sucesso das empresas - inove ou morra, costuma dizer-se. Os gurus da gestão fazem fila para nos transmitir o mesmo sermão: a inovação é a alma do empreendedorismo, é o novo imperativo. Mas a inovação em si mesma não nos conduz muito longe. Para que a inovação tenha sucesso, deve ser abraçada pela empresa, pelos seus funcionários e, claro, pelos clientes. As marcas fortes desempenham aqui um papel: uma marca que toda a gente compreende pode simbolizar as aspirações de uma empresa - e assim fornecer um objectivo às actividades de pesquisa e desenvolvimento da mesma.

A Apple é o exemplo favorito quando se fala em empresas inovadoras. Tem uma marca bem compreendida. Significa excelência, design, etc. Isto confere à Apple uma vantagem crucial: a força da marca dá à empresa uma orientação interna para o mercado. Isto faz parte da empresa, fornece um sentido e um propósito às suas actividades de inovação.

Sem comentários: