quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Inovar no modelo de negócio

Henry Ford, na verdade, não inventou o automóvel - mas inventou o processo de produção em massa que revolucionou a indústria. Por vezes, inovações como esta são as mais poderosas. Comparemos a Apple com a Dell. Apesar do seu inexcedível recorde de inovação, a Apple foi sempre obrigada a sair dos mercados que criou ( e a criar outros). Converter inovação em dinheiro não foi fácil para a empresa: em 2003, ano em que o iTunes foi aplaudido pela Time como a "invenção mais 'cool' do ano", os lucros de exploração da Apple desceram dos 20% que teve em 1981 para apenas 0,4%. Ao contrário da Apple, a Dell não inovou no produto, mas sim no modelo de negócio. A Dell nunca fez coisa alguma para tornar os PC mais rápidos, mais pequenos ou mais bonitos. A grande inovação da Dell foi a distribuição, permitindo-lhe fornecer uma maior gama de produtos a um preço mais baixo e a um público mais vasto. Em resultado disso, a Dell vendia em 2004 mais unidades do que a Apple.

Sem comentários: