quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Procurar Entender e Chegar aos Clientes

Ao escrever sobre marketing para PMEs exportadoras numa época de grandes transformações é sempre bom recordar o essencial. O nosso quotidiano é composto por alegria, tristeza, medo… Estes e outros sentimentos e emoções, vividos no dia-a-dia, sustentam as maiores criações do espírito humano. Isto é salientado nos três principais livros do neurocientista António Damásio. Que as pessoas precisam de ter afectos é uma verdade para a qual não seria necessária a leitura dos referidos livros. Mas que os sentimentos e as emoções sustentam as maiores criações do espírito humano foi Damásio que bem explicou nas suas obras. Aliás, sobre um dos seus livros, o New York Times escreveu: “Damásio está na vanguarda daquilo a que os neurocientistas chamam a revolução do afecto”.

Há muitos anos (antes mesmo da era Google) que os consumidores, para certas categorias de produtos, fazem pesquisa atenta e consultam vários fabricantes, ficando a conhecer as características dos produtos tão bem ou melhor do que um vulgar vendedor. Não se torna necessário indicar as categorias de produtos onde isto acontece, porque cada um de nós, como compradores, sabe quais são (e são cada vez mais as categorias onde se faz pesquisa). Também há já muitos anos que a necessidade de demonstração ou afirmação de estatuto (muito ligada até certo ponto ao novo-riquismo e terceiro-mundismo) continua a existir mas tornou-se menos importante do que o desejo de usufruir de bem-estar e felicidade. Até já foi inventada uma medida para isto (ROH - return on hapiness). Contudo, acontece que a importância da qualidade dos produtos e da relação preço/qualidade mantém-se com o mesmo ou maior significado que tinha no passado. Do mesmo modo, mantém-se o significado do efeito da imagem de marca e constata-se a comercialização de cada vez mais marcas, com as muito grandes sempre a querer dominar. De facto, a partir de um nome com muita notoriedade criam-se (ou lançam-se no mercado) produtos, acessórios, etc. etc., como é sabido.

Ora este texto introdutório destina-se a salientar a importância de entender os consumidores e clientes, quer no que respeita ao que se chama a “revolução do afecto” (acima referida), quer no que se refere ao desejo de usufruir de bem-estar. Porém, a seguir a entender os clientes há que chegar a eles das várias formas possíveis. A consultora “Nível Horizontal”, através de Fernando Coimbra Lopes, escreveu ontem sobre "Como Exportar Software com Inbound Marketing - 3 Casos Reais " Aproveito para chamar a atenção que no próximo mês de Novembro (8 a 11) realiza-se em Boston mais um Evento Inbound 2016. Recordemos hoje o orador Seth Godin, que já fez aberturas desse evento, tendo afirmado há três anos: “You don’t have a job, you have a platform to make art”, frase que marcou então uma Nova Era do Marketing.

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