domingo, 30 de outubro de 2016

Rentrée dos Negócios no Outono-Inverno

Senhor empresário de PME, o futuro dos negócios está nas suas mãos e, naturalmente, no seu espírito ao tomar decisões. O contexto mundial e tecnológico vai levá-lo a grande distância em relação ao marketing que tem feito até agora. Não só parte do seu marketing tem de basear-se na Internet, incluindo as redes sociais, mas também tem de saber "como fazer" e principalmente ter abertura para aceitar e experimentar os novos paradigmas. Se clicou em "como fazer", viu que a Internacionalização pode ser diferente do que era no século XX.

Não vou dizer, como já ouvi a uma publicitária norte-americana, que a publicidade tradicional morreu. Isto considero exagerado, porque vemos muita publicidade tradicional nas TV's e na Imprensa. Penso que se tratou (da parte da publicitária) de uma imagem excessiva para dizer aquilo que poucos se atrevem a dizer, isto é, se no seu negócio continuar a fazer tudo como dantes, então ele está em risco, com crise ou sem crise.

Como construir a Máquina de Marketing e Vendas do futuro? É um tema essencial e também o tema "SMarketing no mercado global". O que é ser uma empresa SMarketing? Tem de integrar os departamentos de Marketing e Vendas de forma a que sejam como um só. O gestor tem de ser também um empresário SMarketing, isso mesmo, nem Sales nem Marketing, mas SMarketing. Os outros temas que deve conhecer são: estratégia digital na exportação; onde e como ultrapassar a concorrência; o papel das redes sociais; tecnologias para criar a empresa SMarketing.

Mas existem outros aspectos que o senhor empresário tem de analisar e estudar, se o seu negócio tem como "target" o mercado internacional e se quer chegar a clientes em vários países, ou mesmo se está apenas a pensar na expansão internacional para o futuro da sua empresa, ao invés de pensar somente no mercado português. Um aspecto essencial é saber como optimizar o seu Website. Ora este tipo de informação é muitas vezes disperso, errático e difícil de encontrar. Assim, aconselho a consultar o post 6 Dicas sobre SEO para Websites do Mercado Internacional e Exportação da consultora Nível Horizontal. Em que consiste o SEO? Em inglês "Search Engine Optimization", ou seja, "Optimização para Motores de Busca", ou "Optimização de Sites". Se não for a tempo para exportar neste Natal pela Internet, prepare-se desde já para os próximos anos.

Finalmente, aconselha-se a presença a 23 do próximo mês de Novembro no evento Portugal Exportador 2016 que pode consultar com detalhe na PME Magazine. O evento realiza-se no Centro de Congressos em Lisboa, organizado pela Fundação AIP.

Sem comentários: