Nos artigos anteriores foram desenvolvidas várias estratégias de produto e comunicação no seu lançamento nos mercados externos. Este artigo dedica-se a mais uma estratégia: esta é de adaptação do produto e extensão da comunicação.
Trata-se de uma estratégia em que a comunicação fica inalterada, mas o produto tem que ser adaptado às condições e preferências do mercado externo. Há muitos exemplos de produtos que têm que ser adaptados, dadas as diferentes condições dos mercados externos. A General Motors, com a marca Cadillac, necessitou de adaptar o veículo para conseguir o seu objectivo de vendas a médio prazo fora dos EUA. Estava previsto o novo modelo ser fabricado com uma dimensão um pouco inferior e ficar disponível com a possibilidade de utilização de “diesel”. Era destinado apenas à Europa.
Trata-se de uma estratégia em que a comunicação fica inalterada, mas o produto tem que ser adaptado às condições e preferências do mercado externo. Há muitos exemplos de produtos que têm que ser adaptados, dadas as diferentes condições dos mercados externos. A General Motors, com a marca Cadillac, necessitou de adaptar o veículo para conseguir o seu objectivo de vendas a médio prazo fora dos EUA. Estava previsto o novo modelo ser fabricado com uma dimensão um pouco inferior e ficar disponível com a possibilidade de utilização de “diesel”. Era destinado apenas à Europa.
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