Os pequenos negócios, principalmente os pequeno comerciantes, têm que perceber qual a forma de sobreviverem ao ataque das grande superfícies. Estas, com as prateleiras cheias de produtos diversificados, com preços extremamente competitivos, com promoções, parques de estacionamento, etc. etc. são difíceis de combater. No entanto, o pequeno comércio ainda sobrevive e existem formas de tirar partido, para além de sobreviver.
As vantagens do pequeno comércio não são muitas, mas há várias que são importantes reconhecer: a proximidade do cliente que torna por vezes muito prático optar; a conveniência de encontrar uma loja ao virar da esquina que tem o principal das nossas necessidades, daí a vantagem das lojas diversificarem a oferta. Acresce que, e era isto que pretendíamos alertar, enquanto nas grandes superfícies o cliente serve-se a si próprio, no pequeno comércio o atendimento personalizado é uma vantagem importante.
As pessoas que fazem o atendimento ao público geram experiências pessoais e emocionais, que ficam na memória do cliente – por meio de atitudes e comportamentos tanto dos empregados quanto dos clientes – e que transformam produtos em experiências, que transformam uma transacção numa relação e, por vezes, uma pessoa num amigo. A transformação do serviço de atendimento ao cliente em experiência pode ser feita de muitas formas:
- Aconselhando clientes potenciais sobre o que pode ser mais adequado para resolver os seus problemas ou satisfazer as suas necessidades.
- Orientando os clientes em direcção à solução certa.
- Vendendo não apenas com o intuito de ganhar, mas também de disponibilizar o que os clientes querem e quando precisam.
- Criando uma solução que pode incluir, por exemplo, a instalação, ou a ajuda a colocar em funcionamento o produto comprado.
- Solucionando problemas específicos que, por vezes, surgem com os produtos, tratando as reclamações de uma forma que mostre quais são as verdadeiras intenções do vendedor, ou seja, servir o cliente.
Assim, é importante o pequeno comerciante, ou quem atende o cliente, relacionar-se com o este com personalidade, reconhecer a maneira como cada indivíduo quer ser tratado cada vez que o atende, conseguir aproveitar ao máximo o seu talento ou experiência próprios para concretizar uma experiência mais significativa e memorável.
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