As vantagens do pequeno comércio não são muitas, mas há várias que são importantes reconhecer: a proximidade do cliente que torna por vezes muito prático optar; a conveniência de encontrar uma loja ao virar da esquina que tem o principal das nossas necessidades, daí a vantagem das lojas diversificarem a oferta. Acresce que, e era isto que pretendíamos alertar, enquanto nas grandes superfícies o cliente serve-se a si próprio, no pequeno comércio o atendimento personalizado é uma vantagem importante.
As pessoas que fazem o atendimento ao público geram experiências pessoais e emocionais, que ficam na memória do cliente – por meio de atitudes e comportamentos tanto dos empregados quanto dos clientes – e que transformam produtos em experiências, que transformam uma transacção numa relação e, por vezes, uma pessoa num amigo. A transformação do serviço de atendimento ao cliente em experiência pode ser feita de muitas formas:
- Aconselhando clientes potenciais sobre o que pode ser mais adequado para resolver os seus problemas ou satisfazer as suas necessidades.
- Orientando os clientes em direcção à solução certa.
- Vendendo não apenas com o intuito de ganhar, mas também de disponibilizar o que os clientes querem e quando precisam.
- Criando uma solução que pode incluir, por exemplo, a instalação, ou a ajuda a colocar em funcionamento o produto comprado.
- Solucionando problemas específicos que, por vezes, surgem com os produtos, tratando as reclamações de uma forma que mostre quais são as verdadeiras intenções do vendedor, ou seja, servir o cliente.
Assim, é importante o pequeno comerciante, ou quem atende o cliente, relacionar-se com o este com personalidade, reconhecer a maneira como cada indivíduo quer ser tratado cada vez que o atende, conseguir aproveitar ao máximo o seu talento ou experiência próprios para concretizar uma experiência mais significativa e memorável.
Sem comentários:
Enviar um comentário