Os profissionais de marketing das PME precisam tornar-se os “inovadores no negócio”, pois têm de reagir às condições de mercado em constante mutação. Têm que identificar as melhores oportunidades e motivar a inovação, para assim explorar as oportunidades com criatividade e clareza comercial.
A inovação, apesar de alardeada como sendo um pré-requisito para um negócio hoje em dia, é raramente assumida dentro das organizações. O lado bom disso é que essa inovação pode assim ser apreendida por qualquer um; o lado mau é que ela não é da responsabilidade de uma pessoa em especial nas empresas. Um papel desempenhado com dedicação em busca da inovação possibilita uma reacção melhor e mais rápida às tendências de mercado, à competição e tecnologia, num cenário em que as melhores oportunidades motivam as estratégias, a diferenciação e o crescimento.
Os profissionais de marketing podem adoptar esse papel com eficiência. A sua função vai exigir que esses mesmos profissionais de marketing:
- Expressem a natureza inconstante e o futuro dos seus mercados.
- Sejam mais activos ao abordarem de forma positiva as mudanças nas regulamentações.
- Explorem com criatividade as novas aplicações de mercado das tecnologias emergentes.
- Liderem o desenvolvimento de produto e a inovação do negócio.
- Concentrem os seus esforços nos melhores mercados, clientes e produtos.
- Garantam que a inovação seja mais rápida e tenha mais êxito.
Os inovadores precisam de ser mais estratégicos e ao mesmo tempo mais concentrados na implementação, saindo à frente, com o entendimento de como os mercados evoluirão para o futuro e com a compreensão das tendências macro-económicas o sociais. Isso posiciona melhor os inovadores para desenvolverem estratégias de mercado que se tornarão o cerne da estratégia do negócio. Essas estratégias são mais importantes e integradas do que os planos de marketing funcionais, baseados em actividades.
Os profissionais de marketing das PME precisam de gerar marketing de maneiras mais criativas – a maior parte do nosso pensamento em termos de distribuição, definição de preço e comunicação mudou muito pouco nos últimos 40 anos. Ao mesmo tempo em que novas tecnologias e novos media aparecem, continuamos a fazer tudo sem grandes mudanças.
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