domingo, 11 de outubro de 2009

Os CEOs do marketing

Os profissionais do marketing são cada vez mais o motor, o centro do negócio. Ao mesmo tempo que o CEO hoje em dia precisa de estar à frente do conselho de administração, ele ou ela depende mais do profissional de marketing do que qualquer outra função para conseguir motivar o negócio, em termos estratégicos e operacionais.

Os líderes com orientação de marketing são o eixo central da empresa de hoje.

As esferas superiores da administração de uma empresa estão a tornar-se o reduto de directores não executivos, excepto pelo papel do CEO e do director financeiro. Mas o que mais importa é que os conselhos tenham uma orientação de mercado adequada, que consiga compreender os clientes e a competitividade, a dinâmica de mercado e de clientes. Essa orientação será garantida por meio de uma expressão mais clara de planos e de desempenho, com a injecção de mais “insight” de cliente e criatividade nas discussões e planeamento estratégico, com a confiança de que o líder de marketing esteja de facto garantindo a concretização desses objectivos em todas as esferas do negócio.

Seria bom que as empresas procurassem os profissionais de marketing para aumentar a diversidade, as capacidades e a qualidade das equipas não executivas. Sem dúvida, tornar-se um director não executivo de uma outra organização é um excelente caminho para os profissionais de marketing seniores aprenderem tudo sobre a gestão corporativa e progredirem, afim de estarem aptos a aceitar outros papeis no futuro.

De facto, é recomendável que as empresas recorram a um profissional de marketing para ser o próximo CEO (Fonte: “Marketing Genius”, Peter Fisk, 2006).

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