segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Vórtice de mercado

Como é que se pode atingir a liderança em mercados de mudança rápida? Como se pode liderar em vez de seguir as ondas de mudança no mercado? Como se pode conduzir o vórtice (centro ou pico de turbilhão) de mudança por iniciativa do próprio empresário, em vez de deixar isso por conta dos outros?

Vejamos um método:
- Considere o seu mercado futuro. Faça um mapa das mudanças de segmento mais significativas no seu mercado nos últimos dez anos. Exemplo: os novos que entraram no mercado, as novas campanhas de publicidade, os produtos/serviços com maior sucesso, etc.
- Identifique os principais condutores da mudança. Avalie os condutores de mudança mais comuns nos seus mercados existentes ou adjacentes.
- Que impacto isso pode ter? Identifique as possíveis rupturas que podem ocorrer, com que frequência e como os concorrentes responderiam.
- Onde pode intervir? Avalie as mudanças prováveis e quais delas poderia influenciar mais efectivamente para se tornar um condutor de mercado lucrativo.
- Crie um novo vórtice de mudança. Crie um vórtice de mudança no mercado através do qual possa redefini-lo com novas técnicas e padrões.
- Mude o seu ritmo de negócios. Considere como poderia mudar o ritmo do seu ciclo de negócios para ajustá-lo às mudanças de mercado.

Este método ou passos estratégicos encontram-se descritos no “Marketing Genius”, Peter Fisk, 2006. Trata-se de uma sugestão difícil de concretizar, mas nem por isso menos válida para ter em consideração, senão na totalidade, pelo menos em parte.

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