quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Implicações práticas das fases da adopção de inovações

As teorias do modo como o mercado se desenvolve dão-nos uma perspectiva muito útil dos diferentes desafios que podem ser enfrentados por uma marca. No entanto, devemos estar atentos às suas limitações.

Não há um modo definitivo de percebermos em que fase nos encontramos. Claro que toda a gente tem palpites e intuições a esse respeito, mas existem consideráveis zonas cinzentas entre as várias fases - entre Inovadores e Adoptantes Iniciais, por exemplo, ou entre Introdução e Crescimento.

Os diferentes sectores possuem características muito diversas. Os produtos que resultam de investimentos intensivos em pesquisa e desenvolvimento - como, por exemplo, na indústria farmacêutica - podem não dar lucro antes que o mercado entre na maturidade. Mas outros produtos podem ser lucrativos com muita rapidez.

O comportamento dos consumidores desafia muitas vezes as previsões. Inúmeras modas e vogas ilustram o facto de as pessoas adoptarem e rejeitarem produtos de maneiras altamente inesperadas. Por exemplo, um produto pode ser adoptado por um grupo de consumidores a que não tínhamos intenção de nos dirigirmos. Por outro lado, o interesse do consumidor por um produto pode despertar subitamente durante o período de previsível declínio.

Estes factores tornam difícil usar a teoria do ciclo de vida do produto ou as fases da adopção das inovações como uma ferramenta do planeamento estratégico,embora nos possa dar uma perspectiva do histórico. Por isso, é importante pensar nos tipos de desafio estratégico que uma marca pode enfrentar. Analisarei estes aspectos em próximos artigos.

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