sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Calçado Português - A Tradição conta ou já não é o que era?

Um dos importantes sectores da exportação portuguesa, o calçado, representou 3,8% das exportações totais em 2015, enquanto as importações foram somente 1,1% do total de bens importados. É um sector tradicional, que conseguiu a excelência através da qualidade e do design. As exportações de calçado foram 1904,8 milhões de euros em 2015, contra 654,7 milhões de euros de importações, no mesmo ano.

Para avaliar como se encontra o sector neste momento, consulte através de um clique, os dados que se seguem. Ao consultar, poderá ver que as exportações de calçado foram quase dois mil milões de euros em 2015, perto de 4% do total exportado por Portugal. Poderá também verificar que, apesar das dificuldades que o sector enfrentou nos anos 90 e seguintes, devido em parte ao facto de a China se ter tornado membro da OMC no final de 2001, o calçado continua a ser uma das mais importantes actividades económicas em Portugal. Os principais mercados de exportação estão na Europa, mas os mais dinâmicos neste momento encontram-se entre os outros destinos, nomeadamente, EUA, China e Austrália, salientando-se também os dois europeus Polónia e Espanha, sendo de destacar este último, pela vizinhança e o interesse em manter.

O marketing do sector acompanhou as tendências internacionais, sobretudo no que se refere à criação de marcas e à importância do design na indústria, tendo as iniciativas da associação do sector (APICCAPS) registado um papel relevante.

Existem já muitas marcas de calçado português, podendo salientar-se, entre outras as "Fly London",  "Eureka", "Zilian", "Luís Onofre", etc. Trata-se em muitos casos do trabalho desenvolvido por estilistas e designers de moda, que se envolveram na indústria e na criação de marcas para exportação.

Finalmente, como o tempo não pára, se o senhor empresário de PME ainda não conhece a calculadora de objectivos para o seu marketing em 2017, pode ver aqui as 9 fases uma a uma.

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