quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Exportar Vinhos de Marca nos Dias de Hoje

Óleo s/tela - Barcos Rabelos no Douro
Passada a época do Natal e do Fim de Ano, datas em que é maior o consumo de vinhos de marca e de qualidade, tem significado um "post" sobre este tema. Em Portugal, a produção de vinhos tem história, sendo o país reconhecido internacionalmente por ter excelentes regiões vinícolas, de norte a sul. No entanto, a região do Douro destaca-se em vários aspectos: (a) Históricos (foi objecto de Tratados, primeiro o de Windsor em 1386, mais tarde o de Methuen, em 1703); (b) Existência de empresas muito antigas, portuguesas e de origem britânica, salientando-se a Real Companhia Velha, fundada por D. José I no tempo do Marquês de Pombal em 1756, das outras destacam-se a Nieport, a Symington e a importância de várias Quintas, referindo-se a Associação Douro Family Estates DFE; (c) O terceiro aspecto é a existência de uma imagem de marca bem consolidada, o que em termos de marketing é essencial para desenvolver as vendas futuras.

O sector exportador tem um montante de vendas ao exterior próximo dos 50 mil milhões de euros (48,9 mil milhões em 2015), o que dá a Portugal a 9ª posição a nível mundial e uma quota superior a 2,5%. As exportações diversificam-se pelo mundo inteiro, sendo o número de mercados superior a 140 países de destino (143 em 2015). Com respeito à Região do Douro, trata-se da mais antiga região demarcada do mundo (desde 1756) e que ascendeu a património da humanidade pela Unesco há cerca de quinze anos (2001).

As vendas ao exterior seguem ainda o padrão tradicional, mas gradualmente tem-se assistido a um cada vez maior número de empresas que desenvolvem Websites, muitos dos quais proporcionam as vendas online, embora a percentagem de exportações por esta via seja ainda pouco significativa. É no sentido de motivar as exportações e a internacionalização pelas novas tecnologias, que se vão indicar vários temas bastando clicar para os conhecer: (1) Devo  adoptar novos modelos de internacionalização?; (2) Três segredos para a internacionalização nos dias de hoje; (3) Guia do marketing digital para a internacionalização; (4) Benchmarks - Ajuda ao cálculo de objectivos para 2017.

Sem comentários: