quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Do cliente passivo ao cliente activo na Exportação

Nos últimos anos tem-se desenvolvido imenso o Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo, o Marketing Digital, etc., com reflexos positivos na actividade de exportação e na internacionalização das PMEs. As empresas tradicionais, no sentido de ainda não utilizarem completamente as novas tecnologias, elas empurram de certo modo as mensagens e os produtos para os clientes (fazem o outbound marketing), mas com a Internet e todas as ferramentas de marketing que surgiram, incluindo as pesquisas e os motores de busca, as empresas são obrigadas a buscar os clientes mais cedo, a atraí-los para os seus negócios (isto é, têm-se que fazer o inbound marketing).

Uma empresa que faz o inbound marketing não trata os clientes como alvos passivos, mas como  participantes activos, puxa os clientes para a sua órbita gravitacional. Se não fizer isto, está a trabalhar só no curto prazo, porque o mercado está a mudar muito e rapidamente. Trabalhando apenas no curto prazo, a longo prazo tudo pode correr mal. Assim, como olhar o marketing Automation? Há vários aspectos que devem merecer a atenção das PMEs: (a) Ver qual a sua abordagem estratégica; (b) Analisar o caminho do comprador; (c) Ver quais são as fases da compra.

A maneira ideal de se preparar para exportar e crescer no mercado internacional em 2017, seria aprender o Marketing Digital, através de um curso interessante cujas inscrições têm 20% de desconto até 14 de Fevereiro: clique aqui para conhecer o curso. Os locais de realização são sobretudo no norte, destacando-se Aveiro, Coimbra, Leça da Palmeira, Marco de Canavezes, Porto, Vila do Conde e Viseu. Ao consultar o link do curso, ficará a saber a quem se destina, e são certamente os profissionais e empresários que lutam por alinhar as vendas com o marketing e que têm consciência que a forma de encarar o marketing internacional está a mudar, e não podem ficar sentados à espera que as coisas se resolvam de qualquer maneira, mas que pensam que têm de actuar para que elas se resolvam de modo eficaz. O curso dá uma visão sobre como construir uma plataforma de crescimento sustentado, alinhada com o consumidor da era digital. Um dos formadores é Fernando Coimbra Lopes da consultora Nível Horizontal, os outros são habituais colaboradores da mesma consultora, como José Carlos Pereira e Pedro Silva.

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