sábado, 3 de julho de 2010

Leia o que o seu cliente lê e veja o que ele vê

Senhor empresário, imagino que passa os seus dias a ver os seus planos de marketing, a reunir com o pessoal das vendas e a ouvir os respectivos números, a tomar decisões, por vezes difíceis, etc. Se assim for, provavelmente a última coisa que quer fazer é chegar a casa, ligar a televisão e assistir ao programa de maior audiência.

Mas faça-o. Não todos os dias, mas pelo menos uma vez por semana para incorporar os hábitos do público-alvo em termos de meios de comunicação. É uma forma alternativa de o compreender, de criar um relacionamento com ele e de lhe vender.

Uma das vantagens de ver e ler os meios de comunicação a que recorrem os seus clientes é que poderá encontrar também os seus anúncios, bem como os dos concorrentes. Ver os seus anúncios surpreende-o? Destacaram-se dos restantes anúncios ao mesmo produto e que tentam atingir o mesmo público-alvo? O canal de televisão transmitiu o seu anúncio entre os de dois concorrentes? Analise a primeira reacção ao ver os seus próprios anúncios. E se nunca os vir isto também lhe poderá dizer algo!

Nunca se deve deixar de repetir que comunicar com sucesso com o cliente exige que se conheça esse cliente. Quanto mais próximo estiver dele, mais sucesso terá nas vendas. Quanto mais entrar na mente do público-alvo, maior será a capacidade de falar com ele na sua própria linguagem.

Uma das melhores formas de compreender os potenciais clientes é ler as revistas que eles lêem e assistir aos programas de televisão a que eles assistem. Os media (televisão, rádio, revistas, jornais e sites) vivem ou morrem por conheceram ou não aquilo que a sua audiência-alvo está interessada. Pelo menos já conseguiram fazer com que os clientes comprassem aquilo que estão a vender. Agarre-se às abas dos seus casacos, disseram os publicitários Steve Lance e Jeff Woll.

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