O que é que o afasta da ideia de começar um restaurante a partir do zero? A taxa de insucesso de novos negócios são elevadas. O tempo é longo e os recursos são grandes na construção de uma clientela a partir do nada. Literalmente são milhares de decisões que terá que tomar, pequenas e grandes decisões: Onde deverá localizar o restaurante? Que espécie de cozinha deverá servir? Será fast-food ou tradicional? Como deverá ser preparada a comida, de modo económico? Que dimensão deverá ter o restaurante? Tantas decisões legais, financeiras, de marketing, de gestão e operacionais a ser tomadas que qualquer empresário ficará assoberbado. Estabelecer um negócio levará meses, talvez anos. Depois de tudo, poderá até falhar, perdendo o capital.
Contemplar estas perspectivas poderá extinguir a sua ambição empresarial e levá-lo para o mercado de trabalho. No entanto, se continuar interessado em ter o seu negócio, pouco falta para ser atraído por um negócio de Franchising. De facto, venderá um pedaço da sua independência ao franchisador. Na volta comprará os serviços de uma empresa, a formação e a resolução de problemas. O pessoal do franchisador estará lá para o assistir. Para o treinar, para trabalhar consigo, para partilhar a fórmula do franchisador, o seu formato de negócio. O formato será uma solução pré-preparada para todos os seus problemas do início do negócio. Através do pagamento de um “fee” (habitualmente em várias partes, fixas ou variáveis), poderá comprar uma licença para explorar o formato de negócio numa área de mercado.
O pacote de começo de negócio é constituído normalmente pelo seguinte:
- Estudo do mercado e selecção da localização.
- Design das instalações (serviços de arquitectura e construção).
- Serviços de aconselhamento nas negociações.
- Aconselhamento financeiro.
- Manuais operacionais.
- Programas de treino de gestão.
- Treino dos empregados do franchisado.
Não apenas o Franchising é um sistema para lançar um negócio, mas também para conduzir o negócio por diante. Os benefícios de continuidade são os seguintes:
- Supervisão das suas operações, incluindo inspecção de qualidade.
- Relatórios de gestão.
- Material de promoção e “merchandising”.
- Treino contínuo dos gestores e empregados.
- Publicidade no local.
- Planeamento.
- Dados para orientação e guia do mercado.
- Auditoria.
- Planos de seguro.
(Fonte: “Marketing Channels”, Pearson Prentice Hall, Seventh Edition 2006).
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