Nos complexos ambientes dominados pelo marketing da actualidade, os profissionais de marketing terão que estar preparados para serem os próximos CEO (Chief Executive Officer). Eles têm os maiores “insights” sobre as melhores oportunidades de negócio. Deverão poder combinar melhor as habilidades criativas e comerciais, bem como direccionais, exigidas pelos líderes das empresas.
Os líderes com orientação de marketing são o eixo central da empresa de hoje.
As esferas superiores da administração de uma empresa estão a tornar-se o reduto de directores não executivos, excepto pelo papel do CEO e do director financeiro. Mas o que mais importa é que os conselhos tenham uma orientação de mercado adequada, que consiga compreender os clientes e a competitividade, a dinâmica de mercado e de clientes. Essa orientação será garantida por meio de uma expressão mais clara de planos e de desempenho, com a injecção de mais “insight” de cliente e criatividade nas discussões e planeamento estratégico, com a confiança de que o líder de marketing esteja de facto garantindo a concretização desses objectivos em todas as esferas do negócio (Fonte: ”Marketing Genius”, Peter Fisk, 2006).
Seria bom que as empresas procurassem os profissionais de marketing para aumentar a diversidade, as capacidades e a qualidade das equipas não executivas. Sem dúvida, tornar-se um director não executivo de uma outra organização é um excelente caminho para os profissionais de marketing seniores aprenderem tudo sobre a gestão corporativa e progredirem, afim de estarem aptos a aceitar outros papeis no futuro.
Repare que os líderes que inspiram as acções erradas estão a começar a liquidar a empresa e os gerentes que tomam decisões que não são implementadas estão praticamente a perder o seu tempo. Actualmente, os líderes de marketing chamam-se CMO (Chief Marketing Officer). Devem liderar e gerir o foco pleno, a integração e o desempenho. São desafiados por imensas prioridades funcionais e organizacionais, motivadas pela inconstante dinâmica dos mercados e negócios, para conduzir o marketing como equipa funcional e com uma mentalidade voltada para a organização como um todo. Defendem os clientes, dirigem a inovação e motivam o crescimento. Precisam também de saber distinguir os seus próprios papéis de gestores e líderes da função e do negócio, saber quando devem ser um e outro e como sobressair em ambos os casos.
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