Os líderes com orientação de marketing são o eixo central da empresa de hoje.
As esferas superiores da administração de uma empresa estão a tornar-se o reduto de directores não executivos, excepto pelo papel do CEO e do director financeiro. Mas o que mais importa é que os conselhos tenham uma orientação de mercado adequada, que consiga compreender os clientes e a competitividade, a dinâmica de mercado e de clientes. Essa orientação será garantida por meio de uma expressão mais clara de planos e de desempenho, com a injecção de mais “insight” de cliente e criatividade nas discussões e planeamento estratégico, com a confiança de que o líder de marketing esteja de facto garantindo a concretização desses objectivos em todas as esferas do negócio (Fonte: ”Marketing Genius”, Peter Fisk, 2006).
Seria bom que as empresas procurassem os profissionais de marketing para aumentar a diversidade, as capacidades e a qualidade das equipas não executivas. Sem dúvida, tornar-se um director não executivo de uma outra organização é um excelente caminho para os profissionais de marketing seniores aprenderem tudo sobre a gestão corporativa e progredirem, afim de estarem aptos a aceitar outros papeis no futuro.
Repare que os líderes que inspiram as acções erradas estão a começar a liquidar a empresa e os gerentes que tomam decisões que não são implementadas estão praticamente a perder o seu tempo. Actualmente, os líderes de marketing chamam-se CMO (Chief Marketing Officer). Devem liderar e gerir o foco pleno, a integração e o desempenho. São desafiados por imensas prioridades funcionais e organizacionais, motivadas pela inconstante dinâmica dos mercados e negócios, para conduzir o marketing como equipa funcional e com uma mentalidade voltada para a organização como um todo. Defendem os clientes, dirigem a inovação e motivam o crescimento. Precisam também de saber distinguir os seus próprios papéis de gestores e líderes da função e do negócio, saber quando devem ser um e outro e como sobressair em ambos os casos.
Sem comentários:
Enviar um comentário