terça-feira, 17 de agosto de 2010

A sua publicidade deve falar a uma só voz

Reuna todos os materiais de marketing e publicidade e verifique se falam a mesma linguagem e transmitem a mesma mensagem. Todos eles, até a brochura para deitar fora que encomendou à equipa de juniores. Atribua essa tarefa a duas pessoas diferentes. Uma apresentará uma brochura que o deixará ficar de boca aberta: design a quatro cores, um novo título e formato. A outra recomendará que aproveita a brochura anterior e faça pequenas alterações. Muitas vezes os colaboradores juniores pensam que a melhor forma de ascender na carreira é chamar a atenção e fazer algo diferente. Em prol do nosso dinheiro e da estratégia iremos optar pela pessoa que está sempre a pensar estrategicamente (e financeiramente).

Verifique se todos os materiais de comunicação são consistentes. Apresentam cores e gráficos consistentes (aquilo que se designa “aparência e sentimento”)? Incluem a mensagem da marca? Ou alguém decidiu reinventar a roda e aparecer com algo “criativo” porque era a única maneira que tinha de brilhar? Ou pior, os responsáveis pelo seu site resolveram “por conta própria” alegando que a “web é um caso especial”? (Fonte: “The Little Blue Book of Advertising”, Steve Lance & Jeff Woll, 2008).

Sim, existe muito pensamento de longo prazo. Parece que estamos todos a correr para apagar fogos que deflagram em todo o lado. Mas nada disto serve de desculpa para alterar ou ignorar ou, pior, abandonar a imagem de marca ou os objectivos de marketing de longo prazo. Isto porque toda a publicidade é reconhecida, subconscientemente, pelo consumidor como se fossem tijolos que constroem a imagem de marca. O mundo (a a nossa publicidade) não consiste numa série de acontecimentos isolados e discretos.

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