No passado dia 1 de Abril, editei um artigo sobre a Bordalo Pinheiro, em que sugeria a utilização da Internet na promoção dos produtos da empresa. Sobre esse artigo recebi um comentário de um consultor conceituado, que me informou o seguinte.
A 6 de Janeiro passado, depois dos media terem divulgado a situação complicada da Bordalo Pinheiro, o referido consultor contactou a empresa oferecendo os seus serviços, que consistiam num trabalho sobre “Uma Solução de Marketing na Internet”. O consultor fez o contacto depois de ter verificado (após uma pesquisa ao site da empresa, que eu também visitei) que a Bordalo Pinheiro não tinha uma solução na Internet para vender os seus produtos. Solicitou então à empresa uma reunião de trabalho mas, até ao dia 3 de Abril, não recebera qualquer resposta. No contacto com a Bordalo Pinheiro, o consultor afirmou: “Temos razões muito válidas para considerar que uma boa utilização da Internet poderá contribuir em grande medida para solucionar a difícil situação em que se encontra a empresa”.
É bem possível que a empresa não tenha respondido ao consultor por razões importantes, mas também admito a possibilidade de a Bordalo Pinheiro ter passado por cima de uma oportunidade, por estar demasiado voltada para dentro. As dificuldades que a empresa atravessa podem levar meses (ou anos) a resolver e, entretanto, as oportunidades vão surgindo e a empresa não está voltada para fora, impossibilitando a sua compreensão.
A indefinição das fronteiras dos mundos virtual e real e a fusão de segmentos de mercado anteriormente não relacionados é um desafio, mas também uma oportunidade fantástica. As possibilidades criativas dentro do actual mundo conectado são infinitas.
Vejamos os clientes. Anteriormente podiam analisar-se em grupos de formas e tamanhos similares. Eram os segmentos. Podíamos prever que as pessoas com classificação socio-demográfica similar se comportariam de maneira parecida e queriam coisas similares. Hoje já não é bem assim. Não apenas as pessoas são muitos diferentes, resultando em segmentos altamente fragmentados, mas também são menos previsíveis, comportando-se de maneira diferente em diferentes momentos e, consequentemente, estão em muitos segmentos, dependendo da ocasião e até do humor.
Por isso, tal como refere o consultor mencionado no início deste artigo, a boa utilização da Internet poderá contribuir em grande medida para dar solução, pelo menos em parte, aos problemas da empresa. A Bordalo Pinheiro precisa de mercados! A Internet poderá ser uma das soluções!
Sem comentários:
Enviar um comentário