Por exemplo, pensemos em algo bastante antigo: a famosa campanha "pense pequeno" feita pela Volkswagen nos anos 1960. Reza a lenda que a agência de publicidade Doyle Dane Bernbach pegou numa marca quese desconhecida nos EUA e a transformou num sucesso do dia para a noite. Na verdade, a VW tinha tido vendas muito consistentes nos EUA durante mais de uma década antes da campanha se inicar: antes de 1959 era o carro mais importado com quase 120 mil unidades vendidas. A imprensa estava cheia de histórias favoráveis sobre o carro, o seu estilo e desempenho. Por muito poderosa que fosse a publicidade, ela não criou a marca: antes aproveitou as ideias que estavam a ser criadas pela comunicação e deu-lhes uma identidade forte e uma oportunidade. Como resumiram Al Ries e Laura Ries: "A comunicação é o prego, a publicidade é o martelo".
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Desafio estratégico - A comunicação e a publicidade
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário