A difusão da inovação tem várias fases, que indiquei no artigo anterior e que vou hoje detalhar:
- Inovadores - Correspondem a 2,5% do mercado. São altamenbte curiosos, movidos pela descoberta. São criativos, experimentais. Podem ter rendimentos elevados.
- Adoptantes iniciais - Correspondem a 13,5% do mercado. Procuram informações, lêem relatórios. São líderes de opinião, gente que está "por dentro". São interessados na performance, na recompensa do investimento.
- Maioria inicial - Corresponde a 34% do mercado - São pragmáticos, querem ver um historial. Esperam muitas vezes até que exista um produto concorrente. São avessos ao risco e interessados no preço e na comodidade.
- Maioria tardia - Corresponde a 34% do mercado. São conservadores, preferem a familiaridade e procuram a confiança. O passa-palavra e a recomendação são fundamentais. Não querem ficar para trás.
- Retardatários - Correspondem a 16% do mercado. São atraídos pelos preços em queda. Pouco confiantes, precisam de apoio e segurança. São franjas do mercado, por exemplo os que não precisam assim tanto desse produto.
Sem comentários:
Enviar um comentário