quinta-feira, 24 de março de 2011
Avaliação de marcas - Método de avaliação histórica
Este método de avaliação implica olhar para o investimento que foi alocado a uma marca ao longo do tempo. Por exemplo, uma marca como a Ford iria analisar o que investiu em pesquisa e desenvolvimento de produtos e em marketing e publicidade à marca. Quando considerados ao longo do tempo, esses montantes atingiriam um valor de marca significativo. Embora tenha a vantagem da simplicidade, porque é fácil de medir, este método não consegue captar a natureza essencial do valor de marca. Tomemos como exemplo o lançamento da New Coke nos EUA nos anos 1980. A Coca-Cola passou anos a fazer pesquisa e desenvolvimento, teve enormes orçamentos de publicidade e promocões para suportar o lançamento da New Coke. No entanto, o produto falhou e a Coca-Cola perdeu quota de mercado. Se tivéssemos feito uma avaliuação histórica a este projecto, poderíamos dizer que o valor da marca tinha aumentado, quando na verdade diminuiu consideravelmente. O que acontece é que a principal falha deste método, que tem um enfoque sobre as entradas, reside mesmo neste facto. O enfoque nas entradas e não nas saídas é a falha do método.
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