Os principais factores do valor de marca são os seguintes:
- Fidelidade - Trata-se de uma ligação emocional entre a marca e o cliente, que aumenta a repetição de compra. Como é que isto cria valor? Os custos de adquirir novos clientes diminuem. É mais provável que os distribuidores adquiram marcas com elevado índice de fidelização. Clientes muito fieis angariam novos clientes para a marca.
- Notoriedade - Consiste na familiaridade do consumidor com a marca. Como é que cria valor? As pessoas tendem a preferir coisas que lhes são familiares, em vez das que não conhecem.
- Qualidade percebida - É a percepção do consumidor face à qualidade esperada de uma marca. Como é que cria valor? É mais provável que as pessoas paguem por coisas que julgam ser de alta qualidade. E que paguem por isso um preço elevado. O mesmo acontece com os distribuidores. A qualidade percebida cria uma plataforma de lançamento para as extensões de marca.
- Associações - São as imagens ou ideias que estão ligadas a uma marca. Como é que criam valor? As associações podem tornar uma marca interessante e relevante para os consumidores, ajudando-os a encontrarem razões para comprar. As associações criam uma diferenciação clara face á concorrência.
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