sexta-feira, 15 de abril de 2011

Marcas brancas - Para que servem?

As marcas brancas estão na ordem do dia. Há muito que os consumidores, desejosos de terem produtos que satisfaçam as suas necessidades, cada vez mais diversificadas, procuram as marcas brancas por serem muito mais baratas. Por outro lado, as cadeias de retalho apresentam marcas bem desenhadas, cuja qualidade intrínseca nem todos duvidam, até porque compram primeiro para experimentar e só depois passam a consumidores regulares. Claro que as marcas de fabricante continuam o seu curso, dado que têm uma imagem de qualidade muito trabalhada, mas sofrem e bem desta concorrência.

Iremos ter, ou já temos (não tenho sondagens para me inteirar), consumidores que se deslocarão a um certo supermercado por ter uma marca branca de determinado artigo de que gostam muito. Ou seja, pode haver marketing entre as marcas brancas, que fazem os compradores deslocar-se a um certo supermercado, em vez de outro.


Assim, a concorrência das marcas brancas às marcas de fabricante sustenta-se basicamente no preço, enquanto que a concorrência entre marcas brancas de diferentes cadeias de retalho faz-se na qualidade e na imagem. É aqui que penso existirem possibilidades de desenvolvimento ao nível do marketing.

Sem comentários: