quinta-feira, 14 de abril de 2011

Senhor empresário, saiba do que falam os seus fornecedores

Quanto tempo demora a programar uma página em Macromedia Flash? Todos os clientes a conseguem visualizar nos seus computadores? Qual a diferença entre uma litografia e um fotólito? Qual é mais caro? Qual demora mais tempo? É fácil de dizer: "São apenas detalhes" e deixar essas preocupações para o pessoal da produção do seu fornecedor. Porém, tal como costumava afirmar o arquitecto Mies van der Rohe: "Deus está nos detralhes". Ou, como diz um ditado popular: "O Diabo está nos detalhes".

Quem pertence a equipas de marketing ou publicidade, tem que conhecer a linguagem e os métodos principais de todas as formas de produção: web design e animação, vídeo, filmagem, edição, impressão, fotografia - todos. Também deve conhecer a tecnologia que está por detrás de todas as formas de comunicação, desde a televisão e rádio, até à Internet, Wi-Fi, PDA, etc.


Primeiro, se não conhecer a linguagem vai parecer um idiota (e há razões para isso). Mais importante: perceber o processo de produção fará com que se torne mais sagaz em relação aos prazos e custos. Todas as escolhas oferecidas, todas as alternativas apresentadas afectam o prazo e o preço. Se não souber do que "eles" estão a falar, acabará por fazer promessas que não poderá cumprir ou por ficar frustrado quando o trabalho demorar mais tempo e for mais dispendioso do que imaginava. Antigamente tudo era diferente. Agora, os computadores, as publicações electrónicas, a edição computarizada e a edição em vídeo mudaram as regras do jogo. E todos eles tiveram consequências não intencionais. Senhor empresário, as suas equipas e os seus responsáveis devem conheçer a linguagem e o território. Isto também evitará que a sua empresa seja enganada.

Sem comentários: