quinta-feira, 14 de abril de 2011
Seja um especialista do seu produto ou serviço
Por vezes, vemos alimentos à venda que pensamos de imediato "não me parece que vá gostar". Ora Steve Lance, um publicitário norte-americano, enfrentou uma empresa de alimentos em pacote que estava a lançar extensões para a sua manteiga de amendoim: manteiga de amendoim com geleia, com compota e com arroz tufado. As duas primeiras misturas pareceu-lhe que deveriam ser deliciosas, mas a com arroz tufado pensou "estão a brincar?". Infelizmente, na altura, Steve era apenas um "copy-writer" júnior que pensava que o produto com arroz tufado seria um fiasco ... e nem chegou sequer a experimentá-lo, antes de escrever o anúncio. Neste momento, já sabe onde queremos chegar ... A propósito, Steve provou finalmente a bem sucedida manteiga de amendoim com arroz tufado (já no emprego seguinte) e achou-a deliciosa. Mesmo que não goste de um produto, existe sempre uma razão para a empresa o fabricar e outra para as pessoas o comprarem. São diferentes: enquanto profissional de marketing ou publicidade terá que ser um perito na segunda razão, mas também perceber a primeira. Quanto à primeira: o motivo pelo qual a empresa fabrica determinado produto. Descubra da maneira mais inocente e com a mente aberta porque a empresa o fabrica, mesmo que já exista há muitos anos. Obterá informações valiosas e talvez consiga obter algumas pérolas escondidas sobre como falar com os consumidores. Em seguida, comece a trabalhar na segunda razão: Porque compra o consumidor esse produto? Em próximo artigo abordarei esta questão.
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