domingo, 3 de abril de 2011
Reflexões sobre marcas, recursos humanos e PME
Neste meu blogue tenho escrito muito sobre marketing e marcas, porque considero serem estes aspectos uma falha grande na maioria das PME, que se preocupam essencialmente com as vendas e os problemas financeiros. Ou seja, com os aspectos de curto prazo. Mas não se podem resolver questões de curto prazo sem que o médio e longo prazo estejam planeados. Por outro lado, o marketing e as marcas nas PME, principalmete nas PME exportadoras, têm que ser assegurados por profissionais de marketing, que muitas vezes não são contratados pelas referidas empresas, por eventualmente os considerarem desnecessários, ou dispendiosos. Acresce que as mesmas empresas, muitas vezes de tradição familiar, socorrem-se frequentemente dos líderes ou gerentes para a criação de marcas, ou seja, servem-se da prata da casa nada preparada para o efeito. Como tenho referido no meu blogue, a criação de marcas e a sua promoção são tarefas essenciais para as PME terem sucesso nos mercados externos (e também no mercado doméstico) e tais tarefas necessitam de pessoal especializado. Actualmete, existem cursos superiores e outros que preparam os jovens para prosseguirem esse tipo de trabalho, mas muitos ficam desempregados, quando existem muitas empresas que poderiam não só sobreviver (que é o único objectivo de muitas), mas também crescer nos mercados externos com um bom marketing e uma boa marca. Naturalmente que o marketing (e a criação de marcas e sua promoção) necessita de ser financiado, o que frequentemente torna-se num obstáculo. No entanto, nota-se que as empresas que investiram em marketing ao longo dos últimos anos, acabaram por ter alguma recompensa e são talvez essas as que, presentemente, se encontram em melhor situação para enfrentar as dificuldades dos mercados.
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