sexta-feira, 7 de maio de 2010

Caminho da inovação

Pode haver inovação em tudo: produtos e serviços; processos; funções, etc. Mas como se inova? Qual o papel da criatividade e até que ponto se deve estar aberto a novas ideias antes de escolher as melhores opções? Como filtrar as ideias para encontrar as melhores? Como se garante que o mercado está pronto para as inovações?

- Defina o produto – Identifique o desafio da inovação ou oportunidade em termos de objectivos, questões a abordar e cronogramas.
- Explore a criatividade – explore e expanda uma ampla gama de ideias criativas dentro do contexto definido.
- Dê forma às ideias – Conecte e articule essas ideias de modo mais enérgico, fundindo ideias completas ou elementos delas.
- Estabeleça o foco comercial – Filtre as ideias com critérios rigorosos mas flexíveis, por exemplo, atractivos em potencial, risco, custos e lucros.
- Escolha as melhores ideias – Decida quais são as melhores ideias, incluindo os protótipos possíveis, e articule a maneira com que a rentabilidade pode ser atingida.
- Finalmente, inove o mercado também – Considere a inovação na entrada no mercado e a aplicação ao cliente (repetindo o processo).

A inovação, apesar de alardeada como sendo um pré-requisito para um negócio hoje em dia, é raramente vista dentro das organizações. O lado bom disto é que essa inovação pode assim ser apreendida por qualquer um. O lado mau é que ela não é responsabilidade de uma pessoa em especial. Ora um papel desempenhado com dedicação em busca da inovação possibilita uma reacção melhor e mais rápida para as tendências de mercado, para a regulamentação, competição e tecnologia, num cenário em que as melhores oportunidades motivam as estratégias, a diferenciação e o crescimento.

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