A convergência de mercados e tecnológica, a irrelevância das fronteiras físicas, as necessidades em mudança dos consumidores e retalhistas, além de concorrentes a surgir de mercados anteriormente não relacionados, tudo isto criou grande complexidade em todos os sectores (Fonte: “Marketing Genius”, Peter Fisk, 2006).
Hoje é difícil saber que tipo de empresa se trata, como distinguir um concorrente de um parceiro (embora eles possam ser as duas coisas ao mesmo tempo) e onde se deve apostar o futuro. Não apenas o mercado é diferente, mas também ele continua a mudar.
Então quais são os condutores da mudança? São na sua maioria factores conduzidos pela tecnologia, mas também existem factores sociológicos e económicos. Os condutores de mudança incluem:
- Aumento no poder da computação, interactividade e redes virtuais.
- Redução da distância e tempo e aumento da velocidade da mudança.
- Irrelevância de geografia, fronteiras e hierarquias.
- Maior transparência corporartiva.
- Imitação rápida de novos produtos e ciclos de vida mais curtos.
- Globalização da cultura, em conjunto com diferenças religiosas.
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