A estratégia é um termo frequentemente mal compreendido. É uma palavra muitas vezes mal utilizada como táctica (Qual é a nossa estratégia para conseguir estas vendas?), ou como plano (Qual é a nossa estratégia para o próximo ano?). Na realidade, a estratégia está relacionada a uma abordagem sustentada, exigindo flexibilidade e revisão num mundo em mudança rápida, mas geralmente uma abrangência de pelo menos três anos.
- Estratégia corporativa diz respeito ao objectivo geral da organização, à missão da empresa e à visão de como será essa missão. Mostra em que áreas de negócio devemos actuar. Estabelece o contexto. Os valores de marca e a cultura devem estar alinhados para esse fim, providenciando uma articulação clara do objectivo de forma a capturar as diferenças de outros e entender como isso é relevante para o público.
- Estratégia empresarial geralmente refere-se a uma unidade de negócios específica, como por exemplo automóveis, camiões, produtos de limpeza, cosméticos, etc. No seu nível mais simples, a estratégia da empresa define como onde e como competir em cada mercado escolhido, o modelo de negócios e os recursos necessários para fazer isso.
- Estratégia de mercado é a parte básica da estratégia empresarial e oferece aos profissionais de marketing um “domínio mais alto” a partir do qual iremos influenciar a direcção, o foco e as prioridades da empresa.
- A estratégia de marketing é mais funcional e operacional, definindo com as marcas, os produtos, os canais e a comunicação devem ser desenvolvidos e dispostos para se obter sucesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário