Sr. Empresário de PME, há necessidade de acompanhar as mudanças nos mercados para actualizar a sua actividade de marketing. Um dos aspectos importantes que tem sido estudado é o comportamento dos clientes.
Concluiu-se que os clientes estão a valorizar os produtos menos do que antes, sendo mais importante a maneira como eles se relacionam com as marcas.
Outro aspecto é que, há já muitos anos, desejam ser jovens em qualquer idade, em vez de admirarem os mais velhos, como antigamente.
Mais recentemente, começaram a valorizar mais a vida do que o dinheiro. Preferem negociar, usando como moeda de troca o conhecimento, a amizade e o bem-estar.
Procuram melhorar as coisas de que gostam ou valorizam, minimizando a importância das coisas de que não gostam ou que para eles não são relevantes.
As atitudes para com as marcas também mudaram. Vive-se na era do consumidor inteligente, numa época em que provavelmente, antes de fazer as suas compras, ele faz mais pesquisa de produto do que o próprio vendedor.
Também valorizam muito a transparência. Isto significa que promessas feitas têm que ser cumpridas. O consumidor escolhe uma marca também em função do desempenho em termos de responsabilidade social das empresas detentoras das marcas. Não restam dúvidas que a confiança nas empresas e marcas está a sofrer as consequências desta mudança de comportamento. São poucas as empresas que conseguem ser transparentes sob esses critérios.
O desafio imposto ao marketing, mesmo nesses assuntos, é o mesmo de sempre: entender o cliente, desenvolver soluções para as suas necessidades, conectar-se com ele de maneiras adequadas e que resultem na sua satisfação para assim lucrar com o negócio. Só que hoje isto é muito mais complicado do que era antigamente.
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