Sr. Empresário de PME, há necessidade de acompanhar as mudanças nos mercados para actualizar a sua actividade de marketing. Um dos aspectos importantes que tem sido estudado é o comportamento dos clientes.
Concluiu-se que os clientes estão a valorizar os produtos menos do que antes, sendo mais importante a maneira como eles se relacionam com as marcas.
Outro aspecto é que, há já muitos anos, muitos desejam ser jovens em qualquer idade, em vez de admirarem os mais velhos, como antigamente.
Mais recentemente, também muitos consumidores começaram a valorizar mais a vida do que o dinheiro ele mesmo. Preferem negociar, usando como moeda de troca o conhecimento, a amizade e o bem-estar.
Procuram melhorar as coisas de que gostam ou valorizam, minimizando a importância das coisas de que não gostam ou que para eles não são relevantes.
As atitudes para com as marcas também mudaram. Vive-se na era do consumidor inteligente, numa época em que provavelmente, antes de fazer as suas compras, ele faz mais pesquisa de produto do que o próprio vendedor.
Também valorizam muito a transparência. Isto significa que promessas feitas por empresas ou marcas têm que ser cumpridas. Não restam dúvidas que a confiança nas empresas e marcas está a sofrer as consequências desta mudança de comportamento. É que são poucas as empresas que conseguem ser transparentes sob esses critérios.
O desafio imposto ao marketing, mesmo nesses assuntos, é o mesmo de sempre: entender o cliente, desenvolver soluções para as suas necessidades, conectar-se com ele de maneiras adequadas e que resultem na sua satisfação para assim lucrar com o negócio. Só que hoje isto é muito mais complicado do que era há alguns anos atrás.
A pesquisa de mercado torna-se uma arma importante, um instrumento para poder actuar. Mesmo nos pequenos negócios o conhecimento dos clientes é imprescindível. Um caso real, uma cadeia de padarias nos EUA, começou por ser apenas uma pequena padaria, mas o pequeno empresário do início prestou muita atenção às necessidades e desejos dos seus clientes e foi adaptando o negócio aos seus clientes, acabando por criar um conceito de padarias, onde os clientes vão diariamente para comprar, consumir localmente e estar com os amigos. Quem disse que conhecer bem os seus clientes é complicado? Muitas vezes basta estar atento.
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